[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]

Ser Mulher em todos os tempos



Ramy Arany
Sandra Raphael

A história está recheada de espisódios protagonizados por mulheres maravilhosas que marcaram a sua época nas mais diversas áreas, contextos e realidades. Mulheres que à frente do seu tempo tiveram uma postura vencedora, visionária, destemida, desbravadora e deixaram a sua marca, fizeram história. Refiro-me, por exempo à Princesa Izabel, Joana D´arc, Cleópatra, Marie Curie, Maria Quitéria de Jesus, entre tantas e tantas outras.

Os tempos hoje continuam a pedir às mulheres que sejam providas de coragem e atitudes singulares. Em todas as épocas foram vivenciados momentos difíceis, de grandes desafios e as mulheres de todos os tempos foram chamadas a fazer a diferença. E fizeram!

Agora não é diferente. Em muitas culturas, como em África por exemplo, a mulher é a força que alimenta e providencia o sustento de suas famílias. São mulheres, mães, esposas, filhas corajosas e destemidas que enfrentam todos os tipos de adversidades para seguirem firmes e fortes a sua caminhada.

Gostaria que este pequeno texto seja ao mesmo tempo uma reflexão e um convite à uma redescoberta de nós mesmas, essa força que move o mundo que se reinventa, que toma as rédeas e o destino de nossas vidas em prol de tantas outras, próximas ou mais distantes.

Se os tempos são de desafios e novos paradimas, que sejamos então a força catalisadora de novas atitudes e posturas. Acreditando em primeiro lugar na força da vida, nas capacidades intrínsicas de cada uma, desenvolvendo, aperfeiçoando e melhorando competências e habilidades, buscando através da coragem e do amor incondicional que tudo tolera uma nova forma de ultrapassar e contornar obstáculos.

Este é um convite para que se promova um olhar para o nosso interior mais profundo, identificando a força que nos faz confiar e acreditar, resgatar o sonho que  move a vida, aprender, reaprender e reinventar o que for preciso ser reinventado, começar outra e outra vez, com a sagacidade, flexibilidade, instinto e intuição tão próprios de nós.

Somos exemplos, querendo ou não, consciente ou inconscientemente passamos uma imagem a nosso respeito, em casa, com os filhos, marido, no trabalho, em nossa esfera de atuação. Olhemos para trás e vejamos quantos e quantos momentos e situações desafiadoras já ultrapassamos. Reflita, resgate esses momentos e pense o que te fez ter forças e coragem para dar a volta por cima, para reagir e encontrar o caminho?

É disto que estamos falando, de encontrar o caminho, como o rio que com sua força e brandura contorna os obstáculos e segue o seu curso, independentemente de qualquer dificuldade ou contratempo.

Quem somos hoje, no nosso íntimo, no mais secreto de nossas emoções e sentimentos quem somos? Quem queremos ser? O que estamos fazendo, exemplificando para o mundo, para os nossos filhos e familiares? Que valores estamos vivendo e ensinando?

O significado da vida é viver uma vida com significado. Qual o propósito da sua vida?

“Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor” Madre Teresa de Calcutá

Sandra Raphael, Professional Coach Certification, Professional DiSC Certification, Pós Graduada pela NOVA School of Business & Economics, Lisbon Portugal. Partner da Sociedade do Saber, Consultora, Palestrante e Treinadora.

 

Retornar Artigos

 
Design by Immaginare
/* Track outbound links in Google Analytics */