[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]

Touro de Wall Street é encarado por ‘menina destemida’ em campanha pelo Dia Internacional da Mulher



Menina Destemida

Símbolo da agressividade do mercado financeiro e da prosperidade do capitalismo, a estátua do touro de Wall Street, no Distrito Financeiro onde se localiza a Bolsa de Valores de Nova Iorque, nos EUA, ganhou uma desafiante. Uma nova estátua foi colocada diante do icônico ruminante de bronze, apropriadamente batizada de Fearless Girl, ou Garota Sem Medo.

Diante do predominantemente masculino universo das finanças, a estátua da garota com as mãos na cintura, os olhos abertos e o queixo apontando na direção do touro nos lembra que empresas sob liderança feminina costumam ter desempenhos melhores que empresas sem mulheres em sua direção – conforme comprovado em pesquisa realizada pelo MSCI.

No campo simbólico, porém, a estátua vem se tornando uma imagem da resistência feminina diante da predominância masculina em locais de trabalho – e, de forma geral, da força feminina para crescer e se tornar independente em uma sociedade patriarcal e desigual – da liderança feminina de hoje, e principalmente do amanhã.

A destemida menina de bronze foi planejada para ser uma estátua temporária, como um tributo ao Dia Internacional da Mulher, e sua instalação se deu em acordo com a prefeitura de Nova Iorque – diferentemente do touro, que inicialmente foi colocado ali por iniciativa do artista, para só depois se tornar uma atração fixa de Wall Street.

O sucesso da estátua da menina, e a beleza comovente da empreitada – planejada pela agência de publicidade McCann – porém, tem feito a cidade questionar sua retirada. A uma negociação em andamento para que a menina sem medo fique lá por mais um tempo.

Simbolicamente não há dúvidas: a menina deve permanentemente desafiar o touro, tal qual as lideranças femininas vieram para ficar.



Menina Destemida Menina Destemida
Menina Destemida Menina Destemida
Menina Destemida Menina Destemida
Menina Destemida Menina Destemida

© fotos: reprodução/divulgação

Fonte: Hypeness

Março/2017

 

Retornar Notícias

 
Design by Immaginare
/* Track outbound links in Google Analytics */