[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]



[Fechar]

Experiências Enriquecedoras



Cada vez mais, durante a Confam - Convenção da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais -BPW Brasil, as convencionais ficam com o gosto de “quero mais” após a apresentação de cases das organizações locais. Na edição 2010, não foi diferente. A riqueza dos conteúdos e o resultado alcançado, desperta o interesse das associadas em trocarem suas experiências bem sucedidas, nas mais diversas áreas.

Os cases e apresentação de relatórios de atividades foram apresentados no dia 5 de setembro, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon em Curitiba. O evento  foi uma realização da BPW Brasil, teve como anfitriã a BPW Curitiba. O patrocínio foi do  Sebrae Nacional e da Petrobras, e a convenção recebeu apoios da Fiep, Fecomércio-PR, Itaipu e Governo do Paraná.

Os cases e exposição de ações 

BPW Ananuindeua - A presidente da organização, Sônia Targino, optou por falar das inúmeras parcerias conquistadas, articulando com organizações a exemplo do Senac para a realização de cursos. Falou também sobre o projeto que integra o Programa Pará Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, que está em fase recente de execução.

BPW Brasília - A presidente Mara Dall Negro apresentou ações que se desdobraram dos projetos desenvolvidos pela organização, em acordos de cooperação técnica com o governo, sendo que o Programa Distrito federal Trabalho e Empreendedorismo da Mulher está na fase de culminância e trouxe erxcelentes resultados para as mulheres de baixa renda, e que muitas estão inseridas em atividades produtivas através de cooperativas.  

BPW Caçador - O case de sucesso apresentado foi a realização de palestra com Leila Navarro, o “Talento Para Ser FELIZ “. A presidente da organização, Cleide Morona disse que mais de novecentas pessoas compareceram e o evento garantiu boa lucratividade, além de projeção da imagem institucional da BPW na cidade. 

BPW Campo Grande - dentre as diversas atividadesrealizadas, o destaque apresentado pela presidente da organização,  Jussara Feltrin Moraes, foi o 1° Salão de Presentes para “O Dia Dos Namorados”. O objetivo foi desenvolver,  consolidar e fortalecer a BPW Campo Grande, incentivar as associadas dando a oportunidade de comercialização de seus produtos em um só local. O Salão contou com o total apoio do Sebrae Mato Grosso do Sul, e aconteceu durante três dias. Bolsas e acessórios de couro exótico, produtos de cama, mesa e banho artesanais estiveram entre os presentes comercializados.  

BPW Cuiabá -  A oitava edição do Março é Mulher foi o case escolhido pela presidente Mariza Bazo. Segundo ela,  grandes momentos de emoção, conhecimento, celebração, surpresas, premiação, integração, reflexão e reconhecimento deram o tom maior para o sucesso do evento,  um dos maiores acontecimentos dedicado ao público feminino no Estado, no período do Dia da Mulher, e que conta com a parceria do Sebrae Mato Grosso. No encerramento do evento foi entregue o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O março é Mulher conquistou páginas inteiras dos jornais locais. Uma das atividades que ocorreu na semana, a Cerimônia das velas, momento de homenagens, teve a transmissão direta para todo estado através da  TV Assembléia.   

BPW Curitiba - Apresentou um vídeo com suas principais atividades e a presidente Maria Inês Borges da Silveira destacou alguns eventos de Responsabilidade Social Empresarial,  o lançamento do Selo BPW, a discussão sobre Maternidade Consciente e  a edição da Cartilha Ecológica, que dentre outras dicas traz ações ambientais corretas do dia a dia. 

BPW Florianópolis - O case apresentado foi o Coral da organização. A presidente Cleusa Koerich convidou integrantes do coral para apresentação ao vivo, após fazer um relato das principais ações realizadas desde a última Confam sediada por sua BPW. O destaque, entretanto, ficou para o projeto realizado dentro do Programa Santa Catarina Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, parceria com o governo federal. 

BPW Fortaleza - A apresentação foi feita pela coordenadora da Região Nordeste, Graça Ferreira. O case referiu-se a visitas técnicas a negócios industriais, comerciais e serviços de associadas, de empreendedores que não integram a associação. Nestas visitas são trocadas experiências muito relevantes para contribuir com os negócios das mulheres BPW de Fortaleza. 

BPW Londrina -  O case apresentado e que foi o escolhido como o melhor, foi a Ação Interinstitucional – Uma União Entre Diversas Entidades: “Nós Do Poder Rosa”. A presidente Vânia Obara destacou o movimento “Nós do Poder Rosa” iniciou em 2008 através da BPW-Londrina, BPW-Brasil, Comissão Mulheres Advogadas da OAB e Conselho da Mulher Empresária ACIL e o SINCIL. Em 2010, o “Nós do Poder Rosa” está contribuindo com o movimento internacional “OUTUBRO ROSA” que trata sobre o Câncer de Mama e seu diagnóstico através de auto exame e mamografia. Dia 23 de outubro ocorrerá a Caminhada ROSA e o  Município será enfeitados com laços rosa e iluminação rosa com cor padronizada em pontos estratégicos. 

BPW UIjuí - Não apresentou um único case, optou por trazer para a Confam o balanço das atividades, dentre as quais destacaram-se as palestras, sobre “Violência Doméstica” com Odete Boton e  “A Arte e Viver”, com Dulce Magalhães, e a entrega de 60 mil mudas ao projeto Arvore é Vida. 

BPW Porto Alegre -  O case escolhido foi o  I Forum da Mulher: Participação, Discriminação e Violência. Marinelsa Geyer de Oliveira presidente da organização, disse que o evento ocorreu dia 25 de maio e dentre os assuntos abordados, a Lei Maria da Penha, enfocando as aplicações e implicações; a mesa redonda: Impactos da participação, da Discriminação e da violência contra a mulher. Foram destacados os resultados obtidos: Coragem para debater o tema e abordar o que pode ser feito para melhorar; Reunião multidisciplinar para discussão e reflexão sobre o tema; Necessidade de construir uma sociedade baseada na dinâmica relacional de vínculo amoroso; Igualdade de percepções e inquietudes na diferença das competências reunidas. 

BPW Presidente Prudente - Apresentou como case o Encontro de Beleza e Negócios. Segundo a presidente da organização, Simone Costa e Souza, o  evento tem a finalidade de abrir espaço para a mulher empreendedora divulgar seu negócio em um ambiente acolhedor e com muita diversão e entretenimento, propiciando também o Networking entre os parceiros e participantes.  A segunda edição aconteceu recentemente e a renda do evento foi  revertida aos projetos de capacitação profissional para mulheres realizados pela organização. O encontro prioriza o desenvolvimento pessoal, social, profissional e econômico da mulher; melhores condições para a participação feminina nos setores produtivos, nos negócios e no comércio; a amizade, cooperação e integração entre mulheres de negócios e profissionais na comunidade. 

BPW São Paulo - Apresentou como case, a Academia BPW do Conhecimento-ABC, criada com o objetivo de estimular suas associadas e a sociedade de forma ampla,  com propostas constantes de aprendizagem, para contribuir  na construção de pessoas capazes de se antecipar aos acontecimentos; para aprimorar as competências de liderança, para a vida e para atuação nas esferas pública e privada. A primeira vice-presidente da organização, Marizia Donatelli explicou que a ABC  tem 4 pilares: Fortalecer valores e propósitos da  Instituição;  Educar para a Liderança ; Desenvolver o Potencial Empreendedor e Valorizar o Ser Humano e suas Relações. Foi explicado que para construir o leque de ações das 4 Escolas, a ABC contemplará os Quatro Saberes definidos pela UNESCO para o século XXI.: ser, conviver, fazer e conhecer. A ABC foi fundada em 25 de abril deste ano, com palestra de Ozires Silva. O lançamento oficial, entretanto, ocorreu em 15 de maio com a aula magna, Liderança e Inteligência Emocional, ministrada por  Antoinette Rüegg, ex-presidente da BPW Internacional, que reside na Suíça.

BPW Rio de Janeiro - Não houve cases, mas sim ações relatos sobre a atuação da BPW Rio de Janeiro, feita por Maria Elvira Ferreira Salles, membro do conselho, que esteve acompanhada da associada Cecília Carneiro. Ela enfatizou que a organização tem feito várias ações sociais e tem prestigiando as associadas locais. 

BPW Tangará da Serra -  O case de sucesso da organização está em plena execução, e recebeu o nome de “Vamos Limpar Tangará”. A presidente Aliuda Tanaka, que recentemente reativou a associação, e já está fazendo a lição de casa, destacou a iniciativa pela ousadia: a Comissão do Meio Ambiente da organização,  formada por mulheres cidadãs, preocupadas com a saúde e o bem estar da população, tem como meta, com a colaboração da administração pública, clubes de serviço, presidentes de bairros e demais voluntários da comunidade, realizar um mutirão para limpar e retirar o lixo de todos os bairros da cidade em apenas “um” dia.

 

CONFAM 2010 CONFAM 2010
CONFAM 2010

Retornar Notícias

 
Design by Immaginare