BPW

PALAVRA DA PRESIDENTE

Estão acontecendo coisas incríveis nos últimos anos, com essa revolução feminina!

O New York Times publicou recentemente matéria sobre a luta das mulheres no Japão para usar seu próprio sobrenome, depois de casadas.

A Constituição japonesa promete igualdade de gêneros e o Primeiro Ministro Shinzo Abe pretende uma sociedade onde todas as “mulheres possam brilhar”.

Mas muitas mulheres dizem que isso é difícil, quando elas não podem nem ao menos usar o próprio sobrenome. De acordo com a lei japonesa, que data de mais de um século, todos os casais devem usar o mesmo sobrenome. Teoricamente eles podem optar pelo uso do sobrenome do marido ou da esposa, mas 96% usam o do marido.

Usar seu próprio sobrenome é uma questão de empoderamento. “Eu me sinto mais independente”, “Eu sinto mais quem eu sou”, elas dizem.

Alguns empregadores agora estão permitindo o uso do próprio sobrenome, profissionalmente. Mas este mês a Côrte de Tokio declinou essa permissão aos professores de uma grande escola, pois não se pode violar a Constituição.

Nos Estados Unidos, apenas uma em cinco mulheres adota o sobrenome do marido.

No Japão, a jovem geração de mulheres trabalhadoras quer usar seu próprio sobrenome, mesmo casando, porque concluem que “seu nome é sua marca”.

Elas não querem perder a confiança e a boa reputação que construíram em sua carreira.
Pensando bem, eu acho que elas têm razão!

Márcia Kitz | BPW-SP

Abraços,

Márcia Kitz
Presidente BPW-SP

 

 

 

 



BPW BRASIL

XXVIII CONFAMXXVIII CONFAM

É com grande satisfação e entusiasmo que a BPW Porto Alegre sediará a XXVIII CONFAM que terá o tema:

"MULHERES PROTAGONISTAS: ATITUDES E RESULTADOS"

Estamos preparando com esmero a programação dessa convenção, que é marcada pela dedicação da diretoria atual que acredita na superação, atitude e protagonismo.

Renascida com grandes expectativas, sonhos e projetos, a BPW Porto Alegre quer compartilhar com todo o Brasil esse sentimento de superação e alegria e está muito honrada em ser a anfitriã deste encontro de lideranças.

Contamos com a presença de vocês!

Saiba mais



BPW INTERNACIONAL

XXIX BPW International Congress



BOAS VINDAS ÀS NOVAS ASSOCIADAS BPW-SP

Elizabeth Leão
Elizabeth Leão
Helena Alam
Helena Alam
Mônica Schimenes
Mônica Schimenes
Patrícia Duarte
Patrícia Duarte


BPW-SP EVENTOS

9º Encontro de Associadas | BPW-SP9º ENCONTRO DE ASSOCIADAS

Em 20 de outubro aconteceu o 9º Encontro de Associadas e Amigas.

Contamos com uma excelente palestra proferida por nossa associada Profa. Dra.Nise Yamaguchi, médica oncologista, com mestrado em Imunologia e doutorado em Oncologia Médica, pela Faculdade de Medicina da USP, Diretora clínica do Instituto Avanços em Medicina. Dra Nise falou sobre "Medicina humanizada e personalizada no Câncer".

Saiba mais



BPW-SP INFORMA

Debora SantilleHomem e Mulher: Diferenças Reais e Estereótipos
Por Debora Santille

Quando o nascimento de um novo ser humano nascido homem ou mulher. Para verificar, o médico assistente da mãe, ou a própria mãe, não têm mais do que olhar para os genitais de bebê recém-nascido... e alegremente exclamando: "É uma menina!" ou "É um menino!".

Hoje, estamos testemunhando uma progressiva desintegração das fronteiras entre o biológico e o que vem a partir do comportamento da cultura. Ainda é relevante para perguntar se somos homens ou mulheres? Ou é irrelevante para a compreensão de nossa identidade, como muitos afirmam? Na primeira vista, você pode ver as diferenças físicas entre homens e mulheres, mas um tempo agora foi criado artificialmente e não são, obviamente, o interesse por ele - uma ideologia: a ideologia do género, que afirma que o meramente físico e observável não basta mencionar masculino ou relação fêmea, nem o intelectual, neurológico, o comportamento a diferentes estímulos, etc.

Saiba mais



Leila NavarroEmpreender é o ritmo do momento!
Por Leila Navarro

Quantas oportunidades você perdeu na vida por não saber dançar! O slogan de uma escola de dança de salão, famosa nos anos 50, me vem à cabeça quando penso nas pessoas que mantêm uma postura profissional e pessoal acomodada, que se recusam, quase sem refletir, a qualquer inovação ou transformação. E antes que você me pergunte o que uma escola de dança que nem existe mais tem a ver com a profissão e o sucesso de homens e mulheres do século XXI, eu respondo: tudo!

De fato, para aprender a dançar ou desenvolver uma carreira e uma vida pessoal bem-sucedidas, para manter-se na crista da onda, à frente de todos, é preciso agir!

Saiba mais



Sílvia Simone AnspachMulheres Sós e o Mundo dos Negócios
Por Sílvia Simone Anspach

Pode parecer um tema batido, no entanto, além de inesgotável, ele gera situações recorrentes de natureza injusta e ultrajante. Assim sendo, merece ser revisitado sempre a partir de perspectivas diversas. Refiro-me aqui à situação das mulheres que não têm um companheiro, num mundo tradicionalmente masculino: o mundo dos negócios.

Mesmo sem querer resvalar em fórmulas desgastadas, é impossível não aludir às inúmeras situações de constrangimento a que mulheres estão sujeitas em tal mundo, sobretudo num país ainda predominantemente machista como o nosso. A mais óbvia é o assédio sexual e moral, que se tinge de várias formas, desde as mais rasteiras e abertamente agressivas até as mais veladas, contra as quais qualquer defesa parece ainda mais difícil, uma vez que, concretamente, nada aparece como explicitamente ofensivo ou ameaçador.

Saiba mais



Wania Moraes TroyanoComo ressiginificar os comportamentos que atrapalham sua vida
Por Wania Moraes Troyano

) Seja verdadeiro consigo mesmo em primeiro lugar e depois com o outro;

2) Descubra o que você faz para prosperar; 

3) Descubra o que você faz contra para prosperar, quais os comportamentos ocultos;

4) Compartilhe, contribua, você estará aprendendo a administrar as tendências inatas ao egoísmo;

5) Ajude a melhorar a vida de outras pessoas e a sua irá prosperar...

Saiba mais



INDIQUE UMA AMIGA!

Traga uma amiga para conhecer os benefícios de ser Associada da BPW-SP.


 

 

Siga-nos: Siga a BPW-SP no Blog  Siga a BPW-SP no Facebook


BPW-SP



Visite nosso site www.bpwsp.org.br verifique nossa agenda de eventos, parcerias e negócios.


Você já conhece nossa nova página no LINKEDIN?
Siga-nos e acompanhe mais este canal de informação!


Trabalho Igual, Salário Igual


América Economia CENAM Chandon Enzo Calçados Hotel Fazenda Foz do Marinheiro
Grassetti Corretora de Seguros Home Angels Home Line Immaginare Design | Marketing Digital Jô Slaviero e Guedes
Luciana David Luciene Villa Wertheim Maria Cecilia Parasmo São Pedro Spa Médico Tryp Hotel Higienópolis
WEConnect International      
BPW
BPW-SP