Conexão Mulheres - BPW-SP

Outubro de 2018

Palavra da Presidente

Claudia PiraniNosso Outubro é Rosa!

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.[4] Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Claudia Pirani
Presidente BPW-SP

Eventos - BPW-SP

30 anos da Constituição Federal

Dia 05/10 foi dia de representar a BPW SP e as mulheres e profissionais de negócios, na cerimônia oficial de Comemoração dos 30 anos da Constituição Federal Do Brasil. Conhecer pessoas interessantes e fazermos tricas.

CLIQUE PARA SABER MAIS

 

Visita Internacional – BPW Alemanha

No dia 17/10 tivemos a visita de Helen Ramm da BPW Alemanha, conhecendo a nossa nova casa e confraternizando.

XXX CONFAM

Aconteceu! Nos dias 20 ao 23 de outubro a nossa CONFAM - Convenção Nacional da Federação da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil - BPW Brasil.

CLIQUE PARA SABER MAIS

 

Chá Beneficente - Outubro Rosa

Este ano a BPW inovou se juntando com as Redes Femininas de Combate ao Câncer da Região do Grande ABCDMRR, o OUTUBRO ROSA. Fazendo um grande movimento de conscientização junto à população sobre a "Prevenção do Câncer de Mama" no Comércio, Empresas, Rodovias e Ferrovias. Foi realizado chá beneficente no último dia 23/10, patrocinado pelo Laboratório Tecnolab, e com uma programação bastante intensa para as mulheres. Tivemos dentro dessa programação 2 de nossas Associadas, sendo a Dra. Nise Yamaguchi que recebeu o recentemente o Prêmio Joseph Cullen, que é dedicado a pessoas que contribuíram para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pulmão, e nossa Conselheira e Palestrante Leila Navarro.

Academia BPW do Conhecimento

 

Aconteceu no dia 26/10 o Workshop de Mídias Sociais, foi um projeto piloto sobre como mexer nas mídias Facebook, Instagram e LinkedIn. Foi um sucesso e já estamos pensando no módulo 2 além de outros temas

 

CLIQUE PARA SABER MAIS

 
Notícias - BPW-SP

Campanha #LikeAGirl é eleita a melhor do século

Campanha criada em 2013 pela MSL para a marca de absorventes íntimos Always, da P&G, ressignificou o que é "ser menina".

CLIQUE PARA SABER MAIS

 

Mulheres no Legislativo

Número de mulheres eleitas se mantece no Senado, mas aumentou na Câmara e nas Assembleias.

CLIQUE PARA SABER MAIS

Primeira mulher indígena é eleita deputada federal

 

Eleita deputada federal, Joenia Wapichana (REDE/RR) será primeira mulher indígena no Congresso Nacional.

 

CLIQUE PARA SABER MAIS

 
Aniversariantes - BPW-SP
Parabéns à nossa aniversariante de outubro!

Margarida

 

 

 

 

INDIQUE UMA AMIGA

Traga uma amiga para conhecer os benefícios de ser Associada da BPW-SP.